Ortodontia e Ortopedia Facial


Ortodontia e Ortopedia Facial são especialidades da Odontologia que estudam o crescimento e desenvolvimento craniofacial, e tratam as anormalidades dento-esquelético-faciais, visando restabelecer a normalidade de função e estética da oclusão dentária e sua associação com a articulação temporomandibular (ATM).
A Ortodontia em particular é a especialidade que trata das más-posições dentárias, por meio de movimentações ortodônticas. O tratamento pode ser realizado em adultos ou crianças, prevenindo futuros problemas no crescimento crânio-facial.

Em termos simplificados, a Ortodontia é uma especialidade abrangente da Odontologia, a qual tem como intuito restabelecer a normalidade da mordida, levando em consideração todo o complexo que a envolve (gegiva, ossos, articulação temporomandibular), visando proporcionar sempre a função correta e a estética favorável.

É importante salientar que, para quaisquer tipos de tratamento, exames complementares são sempre requeridos pelo profissional para que haja um correto diagnóstico e planejamento de cada caso. A documentação ortodôntica para o estudo em questão é composta de: diversas radiografias, estudos das medidas lineares e angulares cranio-faciais, fotos intra e extra-bucais, radiografia carpal para análise do crescimento caso seja necessário, modelos de gesso, e em casos particulares a tomografia computadorizada de cabeça e pescoço.

TIPOS DE APARELHOS:

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, e dentre estes, sempre são escolhidos e oferecidos as melhores opções disponíveis no mercado no que se diz respeito a marcas e inovações. Desde o material para a fixação dos aparelhos aos utilizados no decorrer do tratamento, todos são escolhidos conforme o que há de mais atualizado e qualificado no mercado.

Os aparelhos ortodônticos podem ser subdivididos nos grupos: convencionais (que usam borrachinhas); autoligados (não usam borrachinhas) e aparelhos invisíveis (Aligners e Ortodontia Lingual). 

Todos os tipos são oferecidos como alternativa de tratamento, exceto Ortodontia Lingual, por a mesma possuir peculiaridades desvantajosas como por exemplo a difícil aceitação do paciente frente ao desconforto que tais aparelhos proporcionam, e limitação na biomecânica do tratamento.

A alternativa oferecida para tratamentos com aparelhos invisíveis é o INVISALIGN®.
Navegue pelo menu e descubra mais sobre os tipos de aparelhos oferecidos.

Os aparelhos convencionais estão disponíveis nos materiais: Metal e Cerâmica Monocristalina - Safira (Porcelana), ressaltando que a escolha do tipo de aparelho e seu material dependerá da indicação de cada caso.

APARELHOS CONVENCIONAIS:

Os aparelhos ortodônticos convencionais são aparatologias que utilizam ligaduras elásticas (borrachinhas) para a ativação do aparelho. Os arcos ou fios ortodônticos são inseridos no slot (canaleta) do bráquete (peça que é colada sobre cada dente), e a borrachinha é utilizada para prender o arco no bráquete. Essas ligaduras elásticas sofrem degradação no meio bucal, e deste modo, não exercem mais o efeito necessário para a movimentação dos elementos dentais. Devido a este fato, as ligaduras elásticas devem ser trocadas no período de 21 a 30 dias para que a correta ativação ("aperto" ) do aparelho ocorra, obtendo o efeito requerido. Deste modo, os aparelhos convencionais devem ser revisados todos os meses por meio da manutenção ortodôntica, para que seu ortodontista avalie o progresso do tratamento. A constante falta nas consultas periódicas pode acarretar em atrasos no tratamento, bem como a possibilidade de danos irreversíveis à sua saúde bucal.

Assista o vídeo abaixo e conheça as partes que compõem um aparelho ortodôntico. Consulte o Dr. Danilo Cunha e saiba maiores detalhes.

APARELHOS AUTOLIGADOS:

Os aparelhos ortodônticos autoligados são aparatologias que comumente não utilizam ligaduras elásticas (borrachinhas) para a ativação do aparelho.

Os arcos ou fios ortodônticos são inseridos no slot (canaleta) do bráquete (peça que é colada sobre cada dente), o qual possui um "clip" que ativa o aparelho. Descrevendo em termos leigos, ao invés de borrachinhas, os bráquetes possuem "portas" que prendem os fios, dispensando na maioria das vezes o uso de ligaduras elásticas ou metálicas. Deste modo, os aparelhos autoligados geralmente são revisados em intervalos de 02 meses. O tempo de tratamento geralmente é reduzido quando comparado aos demais, e por isto, possui mais indicação para adultos acima de 30 anos, por estes apresentarem a movimentação dentária mais lenta. Os aparelhos autoligados estão disponíveis nos materiais: Metal e Cerâmica Monocristalina - Safira (Porcelana), ressaltando que a escolha do tipo de aparelho e seu material dependerá da indicação de cada caso.

Assista o vídeo abaixo e veja como funciona um aparelho autoligado. Consulte o Dr. Danilo Cunha e saiba maiores detalhes.

APARELHO INVISÍVEL:


O INVISALIGN®, ou demais "aligners", é a alternativa mais estética do mundo disponível para tratamentos ortodônticos. É um aparelho removível, confeccionado com características individuais de cada paciente. Consiste em "placas" removíveis (alinhadores) translúcidas, de material consistente e propriedades elásticas, conferindo a qualidade e características de quaisquer tipos de aparelhos ortodônticos, com as vantagens da estética incomparável e conforto no uso e higienização. Faça seu tratamento ortodôntico da maneira mais discreta possível, alcançando resultados incríveis e maior previsão no tempo de tratamento. Através do software customizado ClinCheck (exclusivo da Invisalign®), é possível visualizar como seus dentes serão movimentados através de um vídeo (animação), bem como a quantidade de alinhadores que serão utilizados para o seu tratamento.

Todo o processo do planejamento até a confecção dos alinhadores são computadorizados, com a tecnologia de última ponta dos Estados Unidos.

Para maiores informações, visite o site: www.invisalign.com.br

Apenas doutores credenciados trabalham com este sistema. Fique atento às imitações!






Agende uma consulta





Informações de Contato


Av. Princesa Isabel, 255 - Centro - Uberlândia, MG

Telefone:

(34) 3234-8327

E-mail:
atendimento@zetaodonto.com.br



ZETA Odontologia LTDA-ME - ©2023  - Todos os direitos reservados.

Formulário de Agendamento