DTM e Dor orofacial


VOCÊ SOFRE DE DORES FACIAIS CONSTANTEMENTE?
SENTE DORES DE CABEÇA TODOS OS DIAS?

Atenção, pois você pode ter uma condição chamada Disfunção Temporomandibular (DTM/TMD), caracterizada pelo acometimento dos músculos faciais e/ou da articulação temporomandibular. O paciente que tem DTM nem sempre apresenta dor, e em alguns casos pode apresentar apenas ruídos e estalos articulares (na região do ouvido). Tal condição pode afetar consideravelmente a vida social e até o sono.


A literatura é muito vasta quanto aos tipos de dores de cabeça, e lista mais de 100 tipos, sendo que um provém da DTM. Essa disfunção também proporciona em grande parte dos casos, dores de cabeça crônicas, pois alguns músculos faciais têm origem na cabeça. 
Em muitos casos, as pessoas, e até mesmo profissionais da saúde, associam a DTM de forma equivocada com as maloclusões, e consequentemente fazem tratamentos errados. É importante salientar que tratar as maloclusões (através dos aparelhos ortodônticos) nem sempre será a solução de cura para a DTM, pois esta geralmente possui múltiplas causas que se interagem, sendo a maloclusão apenas um fator agravante. Portanto, realizar um tratamento ortodôntico não garantirá resolver seus problemas com as dores e/ou estalidos articulares.

O diagnóstico é difícil, e requer um estudo acurado de cada caso para se chegar em uma proposta de tratamento adequada. Diversos tratamentos podem ser realizados em conjunto para obter-se um resultado eficiente, dentre eles: Odontologia (como por exemplo a Ortodontia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, e demais especialidades), Medicina (Fisiatria, Ortopedia, Neurologia, etc), Psicologia, Fisioterapia, Acupuntura, dentre outros que possam ser necessários.

No que tange ao aspecto da Ortodontia, é importante ressaltar que uma maloclusão deve ser sempre tratada através dos aparelhos, principalmente quando a mesma acomete a parte funcional, pois caso não tratada pode sim trazer consequências a longo prazo, como a própria DTM, além de acometimento do osso alveolar (que circunda os dentes), das raízes dentárias e gengiva.

Se você se enquadra em algum desses sintomas, procure profissionais habilitados para diagnosticar e tratá-lo de forma correta! Procure a Zeta!




Agende uma consulta





Informações de Contato


Av. Princesa Isabel, 255 - Centro - Uberlândia, MG

Telefone:

(34) 3234-8327

E-mail:
atendimento@zetaodonto.com.br



ZETA Odontologia LTDA-ME - ©2023  - Todos os direitos reservados.

Formulário de Agendamento